Câmara Municipal de Vinhedo

Autoridades tomam posse para a 17ª Legislatura em solenidade no Teatro Municipal

Evento foi presidido por Nil Ramos, vereador eleito com maior número de votos

Na manhã deste 1º de janeiro, grande público compareceu ao Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus para prestigiar a Sessão Solene de Posse da 17ª Legislatura de Vinhedo. Prefeito, vice-prefeita e os treze vereadores eleitos nas eleições de outubro de 2016 foram empossados em solenidade presidida por Nil Ramos (PSDB), vereador eleito com maior número de votos.

A formalidade foi realizada com mesa diretiva composta pelo presidente Nil Ramos, pelo prefeito reeleito Jaime Cruz (PSDB), a vice-prefeita Claudinéia Vendemiatti (PSDB) e também pelos 1º e 2º secretários “ad hoc” dr. Paulinho Palmeira (PV) e Marcos Ferraz (PSD), respectivamente.

Iniciada pouco depois das 9h da manhã pelo mestre de cerimônias Eduardo Gurian, a Sessão Solene começou com o convite para Nil Ramos assumir seu lugar na presidência dos trabalhos. Na sequência, os vereadores eleitos Ana Genezini (PMDB); Carlos Florentino (PV); Edson PC (PDT); Edu Gelmi (PMDB); Flávia Bitar (PDT); Márcio Melle (PMN); Marcos Ferraz (PSD); Paulinho Palmeira (PV); Rodrigo Paixão (REDE); Rubens Nunes (PMDB); Rui Nunes – “Macaxeira” (PSB) e Sandro Rebecca (PDT) foram chamados para ocupar seus lugares no palco.

Nos termos do artigo 26 da Lei Orgânica Municipal e artigos 7º e 8º do Regimento Interno da Casa de Leis vinhedense, o presidente Nil Ramos abriu regimentalmente a Sessão Solene de Instalação da 17ª Legislatura de Vinhedo para o período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020 e agradeceu autoridades civis, militares e eclesiásticas, e a todos os demais presentes, conclamando-os a se irmanarem em benefício de nosso Município.

Na sequência, o presidente da Sessão Solene convidou os vereadores dr. Paulinho Palmeira e Marcos Ferraz para secretariarem os trabalhos da Sessão de Instalação da 17ª Legislatura, compromisso e posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeita eleitos em 2 de outubro de 2016, como 1º e 2º Secretários “ad-hoc”, respectivamente.

Como 2º secretário “ad hoc”, Marcos Ferraz procedeu à chamada dos vereadores eleitos para que, um a um, entregassem o Diploma e a Declaração de Bens à mesa, assim como a prova de desincompatibilização para os que exerçam cargos públicos ou funções cujo exercício cumulativo da vereança é incompatível, assinando o respectivo termo de posse na sequência.  Em ato contínuo, o público presente ouviu a prestação do compromisso e posse do presidente e dos demais vereadores.

Após a leitura da prestação de compromisso e posse dos vereadores, Nil Ramos declarou empossados os treze eleitos: “Assim sendo, declaro empossados os Vereadores eleitos presentes a esta Sessão Solene, que prestaram legalmente o compromisso de exercício do mandato de Vereador para o qual foram eleitos”.

Na sequência, o presidente Nil Ramos solicitou ao prefeito e à vice-prefeita que entregassem seus diplomas e suas respectivas declarações de acordo com os artigos 58 e 59 da Lei Orgânica Municipal. Os documentos foram recebidos pelo 1º Secretário “Ad Hoc”, dr. Paulinho Palmeira e o público ouviu o compromisso do prefeito Jaime Cruz e da vice-prefeita Claudinéia Vendemiatti.

“Prometo exercer com dedicação e lealdade o cargo de prefeito deste município, respeitando as normas legais e constitucionais, a independência entre os poderes e promovendo o bem geral do município”, prometeu Jaime Cruz, seguido de igual pronunciamento de Claudinéia Vendemiatti. Assim, o presidente da Sessão Solene de Posse declarou legalmente empossados Jaime Cruz no cargo de Prefeito Municipal de Vinhedo, e Claudinéia Vendemiatti no cargo de Vice-Prefeita Municipal de Vinhedo.

Prestigiaram a Sessão Solene de Posse da 17ª Legislatura de Vinhedo: Danilo Garcia, representando o deputado federal Roberto Lucena (PV/SP); Herbert Gobbo, representando os deputados estadual, Cauê Macris e federal, Vanderlei Macris; José Carlos Gasparini, ex-prefeito de Vinhedo; ex-presidentes da Câmara Municipal de Vinhedo, Adriano Corazzari, Alcides Vendemiatti, Élsio Álvaro Boccaletto e Osvaldo Cain;  vereadores da 16ª legislatura, dr. Alexandre Viola (PSDB), Marcelo Ferreira Leite (PSD) e Val Souza (PRB); Danilo Martines, representando a comandante da 35ª Batalhão da PM, Cel. Carla; pastor Hiran Pimentel; Edvaldo Piva, presidente da ACIVI – Associação Comercial e Industrial de Vinhedo; João Cândido dos Santos, presidente da ACOVEC e Ana Maria de Almeida Machado, tabeliã do Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Vinhedo.

Na solenidade, cada um dos empossados teve direito a breve pronunciamento e o evento foi finalizado com o discurso de Nil Ramos, que agradeceu a presença de todos e desejou um feliz 2017 e um Ano Novo de muitas realizações ao público.

 

Pronunciamentos dos eleitos

Ao final das formalidades e já legalmente empossados, os 13 vereadores, prefeito e vice-prefeita receberam o uso da palavra para discursarem livremente ao público presente.

A vereadora Ana Genezini abriu os discursos desejando a todos um feliz 2017 e afirmou que a palavra de ordem é gratidão – a Deus, principalmente, que permitiu tomar posse neste quarto mandato. Ana Genezini desejou aos eleitos sabedoria à altura da responsabilidade para que façam um trabalho capaz de abraçar a população de Vinhedo.

Carlos Florentino fez um especial agradecimento ao trabalho, apoio e conhecimento adquirido junto ao grupo da Guarda Municipal. Eleito para seu primeiro mandato, Carlos Florentino se colocou a disposição de todos para trabalhar por Vinhedo.

Em seu primeiro discurso oficial como vereador, Edson PC agradeceu aos familiares e afirmou estar nesta condição para fazer o que a cidade precisar. Breve e objetivo, Edson PC ressaltou que irá trabalhar para a população, buscando a união para ter forças e conquistar os objetivos. Encerrou seu pronunciamento desejando a todos muitas conquistas neste novo ano.

Edu Gelmi lembrou que, neste que foi o primeiro dia do ano, deve ser prioridade o diálogo em busca da paz, destacando que estas são palavras do Papa Francisco. Reeleito pela quinta vez, Edu Gelmi explicou que 2017 não será um ano fácil para o Brasil, mas considera importante que o trabalho do Legislativo e Executivo no município seja realizado dentro dos limites orçamentários para atender a população. Breve, encerrou desejando paz, saúde, perseverança e agradecendo a presença de todos.

Bastante emocionada, a vereadora Flávia Bitar usou a palavra para agradecer e destacar que continuará a lutar pela causa do bem-estar animal. Eleita para seu primeiro mandado como vereadora solicitou a presença da população na Câmara Municipal de Vinhedo e afirmou que atuará, também, junto aos assuntos relacionados ao meio ambiente. Flávia Bitar finalizou destacando que fez uma campanha com a ajuda dos amigos e afirmando que está muita grata.

Rui Nunes “Macaxeira” agradeceu a oportunidade de ser empossado como vereador e solicitou que a comunidade acredite mais na política. Afirmou que enfrentará este novo desafio e se colocou à disposição para receber o povo e trabalhar por todos.

O vereador Márcio Melle agradeceu a todos que acreditaram em seu trabalho e afirmou que seu gabinete permanecerá de portas abertas para a população. Reeleito para o quarto mandato, Márcio Melle parabenizou todos os vereadores desta nova legislatura por terem acreditado em uma causa e pediu a proteção divina para que os eleitos possam trabalhar com dignidade, sabedoria e humildade, ajudando na construção de uma Vinhedo cada vez melhor.

Marcos Ferraz desejou a todos um ótimo 2017 e considerou o momento de muita emoção. Agradeceu a Deus, à família e amigos. Explicou que tem muita fé e esperança para trabalhar pela cidade, afirmando que trabalhará por tudo o que for bom para a cidade, ressaltando que tem o compromisso de legislar e fiscalizar para a cidade de Vinhedo.

Paulino Palmeira agradeceu à família, amigos e a todos que nele depositaram confiança. Também reeleito, o vereador afirmou que continuará trabalhando por todos que vivem em Vinhedo e que seu compromisso é o trabalho por uma cidade melhor. Finalizou seu discurso explicando trabalhará por dias melhores e ressaltou que a necessidade da comunidade manter viva a esperança.

Rodrigo Paixão fez um pronunciamento objetivo, ressaltando que representará um conjunto de princípios e ideias construídos ao longo de sua jornada. Explicou que a política deve criar soluções coletivas para construir uma sociedade mais justa e solidária e afirmou que aprovará projetos e medidas que sejam favoráveis à população, permanecendo vigilante e contribuindo com ideias e projetos, denunciando eventuais problemas quando necessário. Finalizou afirmando que atuará com humildade e firmeza, na esperança de contribuir com o futuro da cidade.

O vereador Rubens Nunes cumprimentou autoridades, familiares, amigos e público presente. Reeleito, agradeceu o apoio recebido durante a campanha e renovou seu compromisso de trabalho junto à população. Segundo o vereador, é importante ter sabedoria, discernimento e debater para construir o que for melhor para a cidade de Vinhedo. Finalizou afirmando que assume com o compromisso de trabalhar por Vinhedo.

Sandro Rebecca fez seu discurso explicando que a vida política não começa na eleição, ela tem uma história, uma caminhada e agradeceu a Deus, que fez com que a vida tivesse este traçado. Explicou que deseja o melhor para a cidade e terminou afirmando que participa da política por amor à Deus, à família, aos amigos e amor por Vinhedo.

A vice-prefeita Claudinéia Vendemiatti fez um discurso solicitando união para que todos possam contribuir com o futuro da cidade. Ela destacou a necessidade de responsabilidade para, ao lado do prefeito, secretários, vereadores e demais companheiros levar Vinhedo a patamares maiores e melhores. A vice-prefeita afirmou que conhece o trabalho já realizado e sabe da responsabilidade de contribuir e fazer ainda mais, e melhor. Claudinéia Vendemiattti fez uma pequena homenagem à família, lembrando o trabalho do pai, Alcides Vendemiatti e finalizou agradecendo a por confiarem à ela a participação nesta nova jornada.

O prefeito Jaime Cruz explicou que Vinhedo está inserida no eixo de maior desenvolvimento do país e lembrou que houve cinco candidatos concorrendo ao cargo de prefeito nesta eleição, ressaltando que todos merecem respeito e parabenizando  cada um deles por terem colocado sua história à disposição do povo. Para o prefeito Jaime Cruz, a política foi criada para alcançar bem comum, o bem do povo. Ele considerou que 2017 será um ano de desafios, mas afirmou que promovendo o bem para a cidade os desafios serão superados. O prefeito empossado citou quatro palavras para nortear seu próximo mandato: coragem, justiça, amor e esperança, afirmando que estará aberto para receber contribuições. Jaime Cruz explicou que esta à frente de uma cidade com 72 mil moradores, considerada uma das melhores cidades do país e que assume com o desafio de manter a arrecadação e atrair novos investimentos com responsabilidade, austeridade, sem arrogância e com humildade. Finalizou solicitando diálogo para o bem e união das pessoas.

Nil Ramos, presidente da Sessão Solene de Posse da 17ª Legislatura por ter sido o vereador mais votado no pleito de outubro de 2016, fechou a fase de discursos agradecendo à Deus, à família e a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que ele pudesse chegar até aqui. Eleito para seu segundo mandato, Nil Ramos falou que começa uma nova etapa, com novos desafios e pediu licença para quebrar o protocolo fazendo uma breve homenagem à mãe, sra. Maria Ramos da Silva (83 anos), que considera exemplo de dedicação, trabalho, seriedade, hombridade. Segundo Nil Ramos, a história de Maria Ramos da Silva representa muitas outras histórias das famílias vinhedenses, com mulheres guerreiras, empreendedoras, que ajudam e amam a cidade. O presidente da Sessão de Posse explicou que estes exemplos devem servir a todos os agentes públicos, para que trabalhem pelo bem e desenvolvimento da comunidade. Em seu pronunciamento, considerou que tem, também, o dever de trabalhar para que as crianças de Vinhedo possam crescem com dignidade, com condições de desenvolver seus dons, talentos e possam ajudar a manter a cidade como umas das melhores do Brasil.

Nil Ramos lembrou que a superação da crise depende de cada um de nós, explicando que além de direitos todos temos deveres, e entre estes destacou o respeito. Pediu que a pessoas utilizem as novas tecnologias e meios de comunicação com responsabilidade, para propagar o bem e encerrou propondo que todos tenham esperança neste novo ano, afirmando que permanecerá aberto ao diálogo.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Alunos do programa Karatê para Todos, Projeto de autoria de Márcio Melle, se classificam para o Campeonato Brasileiroleia mais

Edson PC protocola defesa a pedido de análise de conduta feito pelo CRM/SPleia mais

Sandro Rebecca reforça pedidos de Manifesto dos Comerciantesleia mais

Rodrigo Paixão aponta áreas de risco do município e cobra soluçõesleia mais

Secretário de Educação confirma prorrogação do contrato de professores ao presidente Nil Ramos a Comissão de Educação da Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia