Câmara Municipal de Vinhedo

Em primeira sessão após recesso, parlamentares tratam de assuntos do respectivo mandato

Nessa segunda-feira, 07, foi realizada a 23ª Sessão Ordinária da Câmara, marcando o fim do recesso parlamentar do mês de julho. Sem matérias para votação na Ordem do Dia, parlamentares destacaram os trabalhos dos respectivos mandatos.

O vereador Márcio Melle (PMN) foi o único parlamentar a não comparecer na sessão, por motivos de saúde.

No expediente foram apresentados dois projetos de Lei Ordinária, um projeto de Decreto Legislativo, um projeto de Resolução, uma emenda modificativa à projeto de Lei, nove requerimentos, 19 moções e 50 indicações.

As moções e os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Explicação Pessoal

O vereador Edson PC (PDT) abriu a fase de explicação pessoal questionando o cercamento de áreas verdes. “A Prefeitura justificou esse ato como uma forma de conter o mau uso do espaço, como, por exemplo, para o uso de drogas, porém, ressaltou, que se o objetivo é esse, outros locais deveriam ser cercados. Peço que a municipalidade explique como ocorreu a autorização para o cercamento de áreas verdes”.

Ana Genezini (PMDB) justificou previamente sua ausência à convenção de seu partido. “Agora no dia 12 teremos a Convenção Municipal do PMDB, que será realizada no plenário dessa Casa de Leis. Cumprimento o partido pela realização da convenção, e já justifico a minha ausência, já que tenho uma viagem pessoal agendada, e não posso cancelar esse compromisso prévio”.

A importância de conhecer as necessidades e opinião da população sobre serviços públicos foi tema de Sandro Rebecca (PDT). “Precisamos fazer questionamentos, portanto desafio a municipalidade a não usar a internet apenas para informar, mas para obter a opinião da população e de diferentes setores da sociedade civil, a fim de entender em que pontos o município necessita de melhorias de fato. Abrir enquetes e campos para sugestões dos vinhedenses no portal da Prefeitura da internet é fundamental para melhorarmos os serviços públicos”.

Rui Nunes “Macaxeira” (PSD) comentou sobre ida à sede do governo do Estado para viabilizar a implantação em Vinhedo do programa Via Rápido. “Esse programa oferece treinamentos profissionalizantes à pessoas desempregas e/ou em situação de riscos, sem gerar quaisquer custos ao município. Esse programa é muito importante, pois qualifica a mão de obra dessas pessoas, facilitando sua reinserção no mercado de trabalho”.

A crise financeira da cidade foi tema de Rodrigo Paixão (REDE). “As finanças públicas de nossa cidade parecem uma bomba relógio. Tivemos uma sequência de notícias negativas relacionas às finanças municipais, enquanto uma série de serviços públicos foram descontinuados. Várias cidades ao nosso redor, com economia mais frágil que a nossa, tem crescido, enquanto Vinhedo apenas reduz sua arrecadação. Isso é muito preocupante”.

Paulinho Palmeira (PV) comentou sobre o repasse de verbas para reforma da Praça Aurora do Sudário, na Capela. “Cumprimento o secretário dos Esportes, Adriano de Souza, a quem apresentei a possibilidade de Vinhedo receber verbas para reformar a Praça, e prontamente ele elaborou um projeto para que a verba pudesse ser encaminhada à cidade. Assim sendo, fui à Brasília na semana passada para reforçar o pedido das verbas”.

Flávia Bitar (PDT) tratou da inclusão do tem bem-estar animal como matéria extracurricular nas escolas do município. “Os livros sobre bem-estar animal que serão distribuídos nas escolas nesse segundo semestre já estão ficando prontos, e temos agora um projeto para que o tema seja incluído na grade escolar, como matéria extracurricular”.

Por fim, Edu Gelmi (PMDB) comentou sobre a implantação do sistema de distrito eleitoral no Brasil. “Com o ‘distritão’ Vinhedo corre o risco de eleger seus 13 vereadores de um mesmo partido, já que a legenda não teria a força que tem hoje, e apenas os mais votados entrariam. Sem entrar no mérito se isso é bom ou ruim, apenas ressalto que agora a eleição de representantes de um único partido é totalmente possível”.

 

** Clique aqui para ver os vídeos da 23ª Sessão Ordinária.

 

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Rodrigo Paixão relembra irregularidade do sistema de radares da cidadeleia mais

Presidente Nil Ramos ouve propostas para melhoria no trânsito no bairro Nova Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca comenta sobre dados apresentados pela Secretaria da Fazendaleia mais

Sandro Rebecca explica a Pirâmide de Heinrich, e faz uma analogia com o perigo da falta de planejamentoleia mais

Câmara aprova projeto de Sandro Rebecca instituindo Setembro Verdeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia