Câmara Municipal de Vinhedo

Estudantes de 14 a 17 anos poderão participar do Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo

Decreto Legislativo instituiu o programa, que tem objetivo de possibilitar a vivência do processo democrático

Alunos que estejam cursando o 7º ou 8º ano, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de Vinhedo, com idade de 14 a 17 anos, poderão participar do Parlamento Jovem da Câmara, iniciativa de caráter educativo do Legislativo vinhedense e que visa possibilitar a vivência do processo democrático.

“Este projeto tem o objetivo de contribuir para a formação política e social de nossos jovens, incentivando o desenvolvimento e a integração de cidadãos e líderes que um dia serão os responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade”, explica o autor do projeto e presidente da Câmara, vereador Nil Ramos.

Com eleição e exercício de mandato simulado, o Parlamento Jovem instituído pelo Decreto Legislativo 109/2017 terá sua primeira edição em 2018. “O desenvolvimento das atividades propostas no Parlamento Jovem poderá auxiliar e completar o trabalho já realizado pelos professores da rede municipal de ensino, caso a escola aceite o convite para participar do projeto”, explica Nil Ramos.

A partir do próximo ano, as escolas municipais e particulares receberão da Câmara o convite e orientações para participar do Parlamento Jovem. “A decisão de participar será de cada escola e seus professores; nossa proposta é auxiliar no trabalho já realizado junto aos alunos, como o aproveitamento do grêmio estudantil, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa e o controle social”, comenta o presidente da Casa de Leis vinhedense.

O Parlamento Jovem será por um (01) aluno representante de cada uma das escolas participantes, eleito de forma democrática. O processo seletivo será estabelecido pela Direção de cada escola, sendo aceita a indicação do presidente do grêmio escolar, quando este existir.

Entre os assuntos abordados pelo Parlamento Jovem, estão Cultura e Turismo; Direitos Humanos; Direito dos Animais; Economia; Educação; Esportes; Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública.

“Sabemos da necessidade de apoiar e preparar continuamente os jovens, depositando neles nossa fé de construir um futuro cada vez melhor”, explica Nil Ramos.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Enviar comentário

Últimas Notícias

Estudantes de 14 a 17 anos poderão participar do Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedoleia mais

Mesmo em recesso legislativo, Câmara mantém atendimento à população em janeiroleia mais

Em discurso na última Sessão Ordinária de 2017, Nil Ramos destaca avanços no municípioleia mais

Novo requerimento de informações sobre a gestão da Santa Casa é apresentado por Rodrigo Paixãoleia mais

Contribuir com a realização de melhorias para a população é objetivo de Márcio Melle para 2018leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia