Câmara Municipal de Vinhedo

Estudantes de 14 a 17 anos poderão participar do Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo

Decreto Legislativo instituiu o programa, que tem objetivo de possibilitar a vivência do processo democrático

Alunos que estejam cursando o 7º ou 8º ano, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de Vinhedo, com idade de 14 a 17 anos, poderão participar do Parlamento Jovem da Câmara, iniciativa de caráter educativo do Legislativo vinhedense e que visa possibilitar a vivência do processo democrático.

“Este projeto tem o objetivo de contribuir para a formação política e social de nossos jovens, incentivando o desenvolvimento e a integração de cidadãos e líderes que um dia serão os responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade”, explica o autor do projeto e presidente da Câmara, vereador Nil Ramos.

Com eleição e exercício de mandato simulado, o Parlamento Jovem instituído pelo Decreto Legislativo 109/2017 terá sua primeira edição em 2018. “O desenvolvimento das atividades propostas no Parlamento Jovem poderá auxiliar e completar o trabalho já realizado pelos professores da rede municipal de ensino, caso a escola aceite o convite para participar do projeto”, explica Nil Ramos.

A partir do próximo ano, as escolas municipais e particulares receberão da Câmara o convite e orientações para participar do Parlamento Jovem. “A decisão de participar será de cada escola e seus professores; nossa proposta é auxiliar no trabalho já realizado junto aos alunos, como o aproveitamento do grêmio estudantil, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa e o controle social”, comenta o presidente da Casa de Leis vinhedense.

O Parlamento Jovem será por um (01) aluno representante de cada uma das escolas participantes, eleito de forma democrática. O processo seletivo será estabelecido pela Direção de cada escola, sendo aceita a indicação do presidente do grêmio escolar, quando este existir.

Entre os assuntos abordados pelo Parlamento Jovem, estão Cultura e Turismo; Direitos Humanos; Direito dos Animais; Economia; Educação; Esportes; Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública.

“Sabemos da necessidade de apoiar e preparar continuamente os jovens, depositando neles nossa fé de construir um futuro cada vez melhor”, explica Nil Ramos.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Rodrigo Paixão propõe emenda ao projeto de Tribuna Livreleia mais

Câmara aprova projeto que prevê substituição de materiais plásticos descartáveis por biodegradáveis no âmbito da administração municipalleia mais

Vereador Rui Macaxeira confere entrega de títulos de propriedade às famílias do CDHUleia mais

CPI da “massa asfáltica” protocola ofício na Prefeitura concedendo novo prazo para envio de documentação pendenteleia mais

Nil Ramos solicita construção de pista de skate no Parque Ecológico da Capelaleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia