Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar promove palestra sobre guarda responsável e manejo de animais domésticos

Apresentação de Rosangela Ribeiro Gebara, da World Animal Protection, atraiu profissionais das áreas de Educação e Saúde das cidades de Vinhedo, Cabreúva e Itupeva

Guarda responsável e manejo de animais domésticos foi o tema da palestra promovida pela vereadora Flávia Bitar (PDT) na tarde de terça-feira, dia 8. A apresentação foi feita por Rosangela Ribeiro Gebara, gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection – organização internacional com foco na proteção dos animais.

Realizada no plenário da Câmara Municipal, a palestra atraiu a atenção de profissionais das áreas de Saúde e Educação das cidades de Vinhedo, Cabreúva e Itupeva. “Temos profissionais da Educação que podem propagar a informação e profissionais da área da Saúde, que utilizarão estas informações na atuação em zoonoses”, explicou Flávia Bitar.

“Atualmente, cerca de 65% da população canina está em situação de rua; destes, 5% nasceram nas ruas – os outros 60% se perderam dos donos ou foram abandonados”, demonstrou a palestrante Rosangela Ribeiro Gebara.

“Os animais sentem fome, sede, frio – eles sofrem com o abandono. Precisamos educar a sociedade para a guarda responsável”, alerta a vereadora Flávia Bitar.

Abrangente, a palestra destacou a importância da educação em guarda responsável e ofereceu explicação sobre os benefícios da relação homem-animal, dados estatísticos da população de animais domésticos no Brasil no mundo, e sugestão de atividades para professores. Houve ainda a apresentação do projeto “5 chaves para prevenir mordidas de cães”, com dicas para evitar acidades com cães e gatos (mordedura), incluindo a apresentação da linguagem corporal destes animais.

“É importante que todos possamos compreender a gravidade do problema para que possamos planejar políticas públicas sustentáveis ao invés de simplesmente destinar os animais abandonados para cuidadores voluntários”, explica Flávia Bitar.

 

World Animal Protection

A World Animal Protection é uma organização mundial de proteção animal com trinta anos de trabalho em bem-estar animal.  Atua na implantação de práticas humanitárias de manejo populacional; educação para transformar comportamentos humanos (HBC) e trabalha com fatos e dados científicos.

Atualmente, possui cinco hubs regionais para as regiões da América do Norte, América Latina, África, Ásia-Pacífico e Europa, além de escritórios menores em 15 países.


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

 

 

Últimas Notícias

Carlos Florentino ressalta importância da transparência no serviço públicoleia mais

Vereadora Flávia Bitar promove lançamento da Coleção Bem-Estar Animal no CEPROVIleia mais

Edson PC protocola pedido para cancelamento da votação que arquivou denúncia envolvendo aluguel de prédio da PMleia mais

Ana Genezini entrega Moção de Aplausos a alunos e professores da EM Dom Mathiasleia mais

Sandro Rebecca faz breve retrospectiva de suas proposituras no primeiro ano de mandatoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia