Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar promove palestra sobre guarda responsável e manejo de animais domésticos

Apresentação de Rosangela Ribeiro Gebara, da World Animal Protection, atraiu profissionais das áreas de Educação e Saúde das cidades de Vinhedo, Cabreúva e Itupeva

Guarda responsável e manejo de animais domésticos foi o tema da palestra promovida pela vereadora Flávia Bitar (PDT) na tarde de terça-feira, dia 8. A apresentação foi feita por Rosangela Ribeiro Gebara, gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection – organização internacional com foco na proteção dos animais.

Realizada no plenário da Câmara Municipal, a palestra atraiu a atenção de profissionais das áreas de Saúde e Educação das cidades de Vinhedo, Cabreúva e Itupeva. “Temos profissionais da Educação que podem propagar a informação e profissionais da área da Saúde, que utilizarão estas informações na atuação em zoonoses”, explicou Flávia Bitar.

“Atualmente, cerca de 65% da população canina está em situação de rua; destes, 5% nasceram nas ruas – os outros 60% se perderam dos donos ou foram abandonados”, demonstrou a palestrante Rosangela Ribeiro Gebara.

“Os animais sentem fome, sede, frio – eles sofrem com o abandono. Precisamos educar a sociedade para a guarda responsável”, alerta a vereadora Flávia Bitar.

Abrangente, a palestra destacou a importância da educação em guarda responsável e ofereceu explicação sobre os benefícios da relação homem-animal, dados estatísticos da população de animais domésticos no Brasil no mundo, e sugestão de atividades para professores. Houve ainda a apresentação do projeto “5 chaves para prevenir mordidas de cães”, com dicas para evitar acidades com cães e gatos (mordedura), incluindo a apresentação da linguagem corporal destes animais.

“É importante que todos possamos compreender a gravidade do problema para que possamos planejar políticas públicas sustentáveis ao invés de simplesmente destinar os animais abandonados para cuidadores voluntários”, explica Flávia Bitar.

 

World Animal Protection

A World Animal Protection é uma organização mundial de proteção animal com trinta anos de trabalho em bem-estar animal.  Atua na implantação de práticas humanitárias de manejo populacional; educação para transformar comportamentos humanos (HBC) e trabalha com fatos e dados científicos.

Atualmente, possui cinco hubs regionais para as regiões da América do Norte, América Latina, África, Ásia-Pacífico e Europa, além de escritórios menores em 15 países.


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

 

 

Últimas Notícias

Rodrigo Paixão relembra irregularidade do sistema de radares da cidadeleia mais

Presidente Nil Ramos ouve propostas para melhoria no trânsito no bairro Nova Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca comenta sobre dados apresentados pela Secretaria da Fazendaleia mais

Sandro Rebecca explica a Pirâmide de Heinrich, e faz uma analogia com o perigo da falta de planejamentoleia mais

Câmara aprova projeto de Sandro Rebecca instituindo Setembro Verdeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia