Câmara Municipal de Vinhedo

Projeto criado por Carlos Florentino é aprovado e torna mais completa a legislação que proíbe uso do cerol

Vereador atualizou texto da lei vigente inserindo novos materiais cortantes

Na noite desta segunda-feira (13), durante a 37ª Sessão Ordinária, o vereador Carlos Florentino (PV) acompanhou a aprovação do Projeto de Lei 62/2017. De autoria do próprio parlamentar, o projeto altera dispositivos da Lei Municipal 3.743/2016, que dispõe sobre a proibição do porte, transporte ou o uso de linhas cortantes.

“O objetivo é coibir com mais efetividade o uso de cerol; a situação é tão grave que suscitou a fabricação de varetas no formato de antenas fixadas em motocicletas para impedir que essas linhas cortantes acabem por degolar motociclistas”, alerta o vereador Carlos Florentino.

O projeto aprovado amplia a lista de materiais proibidos, considerando como cortantes a mistura de pó de vidro (cerol), a mistura de pó de óxido de alumínio e quartzo moído (linha chilena), adição de material cortante (lâmina) e ou qualquer material análogo cuja adição de cola de madeira ou outra substância glutinosa resulte na potencial lesividade, se passada na linha de “pipa ou papagaio”, tornando-a a aguda ou cortante.

“É importante frisar, também, sobre a linha chilena, que chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol. A linha chilena é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio”, destaca Carlos Florentino.

Carlos Florentino considera importante a aprovação do novo texto de lei em função da chegada das férias escolares. “A quantidade de pipas no céu aumenta – e também o risco de acidentes com o uso do cerol”.

Para o vereador, é importante garantir a segurança dos ciclistas, motociclistas e também das próprias crianças. “Empinar pipa é uma das brincadeiras mais antigas e populares, herança geracional das nossas crianças e tem o potencial de tirar os jovens de casa e unir amigos e família – o problema é quando ela se torna perigosa”, ressalta.

O Projeto de Lei aprovado também torna mais rígida a punição para as transgressões da lei, incluindo sanções específicas para o porte ou transporte, comércio e uso.                                                                                                


Fonte: Gabinete do vereador Carlos Florentino (PV)

 

Enviar comentário

Últimas Notícias

Sandro Rebecca consegue Kit Conselho Tutelar para Vinhedoleia mais

Em Dia da Consciência Negra, Rodrigo Paixão ressalta importância da data e comenta sobre o racismo no Brasilleia mais

Câmara recebe Sindicato dos Servidores para debater sobre futuro estatuto da classeleia mais

Presidente Nil Ramos recebe convite para evento da Associação Italiana Vinhedenseleia mais

Presidente Nil Ramos faz homenagem aos Conselheiros Tutelares de Vinhedoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia