Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca explica a Pirâmide de Heinrich, e faz uma analogia com o perigo da falta de planejamento

Teoria fala sobre percepção de acidente e o quanto a “condição insegura” aumenta esse risco.

O vereador Sandro Rebecca (PDT) voltou a externar sua preocupação com a saúde vinhedense durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada nessa segunda-feira, 02. O parlamentar citou a teoria da Pirâmide de Heinrich para justificar suas preocupações com o setor.

“A pirâmide nos diz que cada vez que tivermos um número alto de observações (cerca de 3000), seja na indústria, no setor público, na saúde, ou qualquer lugar que exista a possibilidade de um acidente do trabalho, chegaremos a uma lesão grave. Para diminuir o número de observações precisamos fazer a lição de casa, como capacitação e gestão da equipe técnica, análise de riscos e barreiras, disciplina nas ações combinadas, fiscalização, parcerias com as universidades etc. Esta teoria baseia-se na coleta de informações e a partir da estatística, é possível verificar se um setor aumenta sua exposição ao risco. Isso acontecendo, um acidente vai ocorrer”, afi rmou.

 “Segundo a Fundação Fiocruz, 73% dos erros cometidos em hospitais são evitáveis, e a responsabilidade não pode ser jogado sobre os funcionários, que, no caso de Vinhedo, tem, nesta gestão, constantemente seus direitos ameaçados. Uma hora é o vale alimentação, outra não tem uniforme, vivem na expectativa de ser forçado a alterar seu turno de trabalho… A melhoria na saúde depende da melhoria no ambiente de trabalho, melhoria nos equipamentos, conscientização e outras que devem ser promovidas pela administração municipal. A teoria de Heinrich é clara ao definir que existem apenas duas possibilidades de acontecer acidentes, por ato inseguro ou condições inseguras. Precis amos cuidar das condições inseguras em Vinhedo”, conclui.


Fonte: Gabinete do Vereador Sandro Rebecca (PDT)

 

Últimas Notícias

Rodrigo Paixão propõe emenda ao projeto de Tribuna Livreleia mais

Câmara aprova projeto que prevê substituição de materiais plásticos descartáveis por biodegradáveis no âmbito da administração municipalleia mais

Vereador Rui Macaxeira confere entrega de títulos de propriedade às famílias do CDHUleia mais

CPI da “massa asfáltica” protocola ofício na Prefeitura concedendo novo prazo para envio de documentação pendenteleia mais

Nil Ramos solicita construção de pista de skate no Parque Ecológico da Capelaleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia