Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca explica a Pirâmide de Heinrich, e faz uma analogia com o perigo da falta de planejamento

Teoria fala sobre percepção de acidente e o quanto a “condição insegura” aumenta esse risco.

O vereador Sandro Rebecca (PDT) voltou a externar sua preocupação com a saúde vinhedense durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada nessa segunda-feira, 02. O parlamentar citou a teoria da Pirâmide de Heinrich para justificar suas preocupações com o setor.

“A pirâmide nos diz que cada vez que tivermos um número alto de observações (cerca de 3000), seja na indústria, no setor público, na saúde, ou qualquer lugar que exista a possibilidade de um acidente do trabalho, chegaremos a uma lesão grave. Para diminuir o número de observações precisamos fazer a lição de casa, como capacitação e gestão da equipe técnica, análise de riscos e barreiras, disciplina nas ações combinadas, fiscalização, parcerias com as universidades etc. Esta teoria baseia-se na coleta de informações e a partir da estatística, é possível verificar se um setor aumenta sua exposição ao risco. Isso acontecendo, um acidente vai ocorrer”, afi rmou.

 “Segundo a Fundação Fiocruz, 73% dos erros cometidos em hospitais são evitáveis, e a responsabilidade não pode ser jogado sobre os funcionários, que, no caso de Vinhedo, tem, nesta gestão, constantemente seus direitos ameaçados. Uma hora é o vale alimentação, outra não tem uniforme, vivem na expectativa de ser forçado a alterar seu turno de trabalho… A melhoria na saúde depende da melhoria no ambiente de trabalho, melhoria nos equipamentos, conscientização e outras que devem ser promovidas pela administração municipal. A teoria de Heinrich é clara ao definir que existem apenas duas possibilidades de acontecer acidentes, por ato inseguro ou condições inseguras. Precis amos cuidar das condições inseguras em Vinhedo”, conclui.


Fonte: Gabinete do Vereador Sandro Rebecca (PDT)

 

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira e bancada do PV na Câmara conquistam emenda parlamentar com recursos para a Saúdeleia mais

Aprendizes do Instituto Itacolomi visitam o Legislativo vinhedenseleia mais

Flávia Bitar comenta polêmica sobre envenenamento de animais na região do Centro de Vinhedoleia mais

Projeto para disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência na cidade é aprovado em 1ª discussãoleia mais

Ana Genezini reitera pedidos para intervenção da Prefeitura em estação ferroviária do Centroleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia