Câmara Municipal de Vinhedo

Vinhedo realiza primeira Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, de autoria de Carlos Florentino

Vereador do PV é autor da Lei Municipal 3.750/2017, que instituiu a Semana

 

Esta semana a Prefeitura de Vinhedo promove a primeira Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, em respeito à  Lei Municipal 3.750/2017, de autoria do 2º secretário da Câmara, vereador, Carlos Florentino (PV), e sancionada em abril.

No Projeto, Carlos Florentino propôs a criação de parceria com empresas do ramo privado, faculdades e outras esferas de governo visando à promoção de atividades e eventos socioeducativos, campanhas, palestras e seminários sobre o tema.

A lei tem por finalidade realizar ações para a prevenção e para a efetivação do tratamento dos pacientes acometidos.

A Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia será realizada anualmente, sempre incluindo o dia 12 de outubro, conforme proposta original do Projeto de Lei de autoria do parlamentar, que considera importante a relação com a data em que se comemora também a Semana da Criança.

Serão realizadas ações de conscientização com a população sobre a importância de combater o Aedes Aegypti, transmissor da zika, doença que provoca a microcefalia, além de outras ações, como estímulo à realização do acompanhamento pré-natal.

“É importante destacar os objetivos da Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, como informar quais medidas devem ser tomadas à prevenção da microcefalia”, comentou o vereador Carlos Florentino.

A Microcefalia

A microcefalia é uma má-formação congênita na qual o tamanho da cabeça e do cérebro da criança é significativamente menor do que a média. Trata-se de alteração rara, porém que teve crescimento de sua incidência a partir da epidemia do Zika vírus, em 2015.

São causas da microcefalia, entre outras, o zika vírus, rubéola, toxoplasmose, varicela, desnutrição materna, uso de álcool ou drogas durante a gravidez. Para o Carlos Florentino, é importante destacar os objetivos da Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, como conscientizar a população a respeito da necessidade do combate ao foco do mosquito transmissor durante todo ano; informar quais medidas devem ser tomadas à prevenção da microcefalia; realizar campanhas de vacinação contra as causas de microcefalia que possam ser combatidas desta forma e estimular a realização do acompanhamento pré-natal rigoroso.

 


Fonte: Gabinete do vereador Carlos Florentino (PV)

 

Enviar comentário

Últimas Notícias

Rodrigo Paixão relembra irregularidade do sistema de radares da cidadeleia mais

Presidente Nil Ramos ouve propostas para melhoria no trânsito no bairro Nova Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca comenta sobre dados apresentados pela Secretaria da Fazendaleia mais

Sandro Rebecca explica a Pirâmide de Heinrich, e faz uma analogia com o perigo da falta de planejamentoleia mais

Câmara aprova projeto de Sandro Rebecca instituindo Setembro Verdeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia