Câmara Municipal de Vinhedo

Vinhedo realiza primeira Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, de autoria de Carlos Florentino

Vereador do PV é autor da Lei Municipal 3.750/2017, que instituiu a Semana

 

Esta semana a Prefeitura de Vinhedo promove a primeira Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, em respeito à  Lei Municipal 3.750/2017, de autoria do 2º secretário da Câmara, vereador, Carlos Florentino (PV), e sancionada em abril.

No Projeto, Carlos Florentino propôs a criação de parceria com empresas do ramo privado, faculdades e outras esferas de governo visando à promoção de atividades e eventos socioeducativos, campanhas, palestras e seminários sobre o tema.

A lei tem por finalidade realizar ações para a prevenção e para a efetivação do tratamento dos pacientes acometidos.

A Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia será realizada anualmente, sempre incluindo o dia 12 de outubro, conforme proposta original do Projeto de Lei de autoria do parlamentar, que considera importante a relação com a data em que se comemora também a Semana da Criança.

Serão realizadas ações de conscientização com a população sobre a importância de combater o Aedes Aegypti, transmissor da zika, doença que provoca a microcefalia, além de outras ações, como estímulo à realização do acompanhamento pré-natal.

“É importante destacar os objetivos da Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, como informar quais medidas devem ser tomadas à prevenção da microcefalia”, comentou o vereador Carlos Florentino.

A Microcefalia

A microcefalia é uma má-formação congênita na qual o tamanho da cabeça e do cérebro da criança é significativamente menor do que a média. Trata-se de alteração rara, porém que teve crescimento de sua incidência a partir da epidemia do Zika vírus, em 2015.

São causas da microcefalia, entre outras, o zika vírus, rubéola, toxoplasmose, varicela, desnutrição materna, uso de álcool ou drogas durante a gravidez. Para o Carlos Florentino, é importante destacar os objetivos da Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia, como conscientizar a população a respeito da necessidade do combate ao foco do mosquito transmissor durante todo ano; informar quais medidas devem ser tomadas à prevenção da microcefalia; realizar campanhas de vacinação contra as causas de microcefalia que possam ser combatidas desta forma e estimular a realização do acompanhamento pré-natal rigoroso.

 


Fonte: Gabinete do vereador Carlos Florentino (PV)

 

Últimas Notícias

Carlos Florentino ressalta importância da transparência no serviço públicoleia mais

Vereadora Flávia Bitar promove lançamento da Coleção Bem-Estar Animal no CEPROVIleia mais

Edson PC protocola pedido para cancelamento da votação que arquivou denúncia envolvendo aluguel de prédio da PMleia mais

Ana Genezini entrega Moção de Aplausos a alunos e professores da EM Dom Mathiasleia mais

Sandro Rebecca faz breve retrospectiva de suas proposituras no primeiro ano de mandatoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia