Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara apresenta Parlamento Jovem a profissionais da rede municipal e representantes de grêmios estudantis

Projeto foi desenvolvido para alunos do 7º e 8º anos no município, a fim de fomentar o debate sobre democracia e participação popular


Notice: Use of undefined constant alt - assumed 'alt' in C:\Sites\Camara_Vinhedo\wp-content\plugins\lightbox\lightbox.php on line 472
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem_37
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem_11
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem_19

Nessa sexta-feira, 16, a Câmara de Vinhedo promoveu o 1ª ato oficial do programa Parlamento Jovem: uma reunião com diretores, coordenadores e alunos presidentes dos grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino.

Comandado pelo presidente da Câmara e idealizador do projeto, vereador Nil Ramos (PSDB), o encontro teve como objetivo apresentar, aos diretores da rede municipal e aos oito alunos presidentes dos grêmios, as diretrizes do programa.

Também participaram do evento os vereadores Flávia Bitar (PDT) e Paulinho Palmeira (PV).

“Essa é uma ação institucional que tem como objetivo auxiliar os professores no desenvolvimento de conteúdos relacionados à democracia e cidadania, uma forma de complementar a grade curricular de nossos alunos e despertar o interesse pelo cuidado e desenvolvimento de nossa comunidade”, enfatizou Nil Ramos.

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de Vinhedo que visa contribuir para o conhecimento quanto à democracia representativa, a função dos poderes, o papel do Legislativo e o processo de elaboração das Leis municipais.

O programa é destinado a alunos dos 7ª e 8ª anos do Ensino Fundamental, e aberto tanto para escolas da rede pública quanto para escolas privadas, que, caso tenham interesse em participar, deverão entrar em contato com a Câmara por meio de alguns dos seus portais.

O Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo será realizado em duas etapas. A primeira, promovida agora no 1º semestre de 2018, consiste em palestras que serão ministradas nas escolas inscritas, abordando a divisão dos Poderes e a temática da democracia representativa. Já a segunda etapa, prevista para o 2º semestre, tratará do desenvolvimento, por professores e alunos, de conteúdo pertinente à democracia e ética.

As ideias desenvolvidas em sala de aula irão compor a Carta ao Gestor Público de Vinhedo da respectiva escola, relatórios que serão anexados ao Projeto de Lei da unidade, que ao fim do programa será apresentado pelos próprios alunos participantes.

A Carta ao Gestor Público de Vinhedo será montada com o resultado das pesquisas e debates promovidos pelos alunos e professores participantes sobre atitude éticas e democráticas.

As propostas dos alunos serão votadas pelos membros do grêmio em Sessão Escolar, a fim de compor um documento único representando a respectiva instituição de ensino.

Com as Cartas ao Gestor devidamente produzidas e os projetos de Lei formulados por cada unidade de ensino, será realizada uma Sessão Parlamentar, previamente agendada entre Secretaria de Educação e escolas, na qual serão apresentados os projetos e as considerações do trabalho de cada escola, para subsequente votação das proposituras. Após as votações, todos os jovens parlamentares poderão fazer uso da palavra.

Todos os projetos aprovados e Cartas ao Gestor Público de Vinhedo serão encaminhados à Câmara Municipal, para que o presidente do Legislativo possa repassar às propostas ao Poder Executivo por meio de indicação.

 

Como se inscrever

As escolas interessadas em participar no programa deverão entrar em contato com a Câmara por um desses pelo telefone, e-mail, site ou facebook:

(19) 3826-7700

imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo

https://www.facebook.com/camaravinhedo


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Vereador Rui “Macaxeira” cria projeto reconhecendo e valorizando Coralistasleia mais

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Sandro Rebecca destaca importância da conscientização e inclusãoleia mais

Casinha do Papai Noel da Capela, evento tradicional organizado por Edson PC, pode não ser realizado esse anoleia mais

Câmara aprova dois projetos de Lei de autoria de Rodrigo Paixão pela 80ª Sessão Ordinárialeia mais

Vereador Paulinho Palmeira propõe utilização de caixas coletoras em bueirosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia

Notice: Use of undefined constant alt - assumed 'alt' in C:\Sites\Camara_Vinhedo\wp-content\plugins\lightbox\lightbox.php on line 472