Câmara Municipal de Vinhedo

Parlamentares pedem envio do Projeto de Lei “Lucas Begalli”

Moção de Apelo foi enviada ao Executivo solicitando projeto de lei sobre obrigatoriedade de curso de primeiros socorros nas escolas

Pouco antes do início da 42ª Sessão Ordinária, a primeira de 2018, o presidente da Câmara, Nil Ramos (PSDB), as vereadoras Ana Genezini (MDB) e Flávia Bitar (PDT) e os vereadores Carlos Florentino (PV), Márcio Melle (PMN) e Paulinho Palmeira (PV) receberam Alessandra Begalli Zamora e Andréa Zamora Bettiati. Durante o encontro foram debatidos detalhes do projeto da “Lei Lucas”, que dispõe sobre a obrigatoriedade do treinamento em primeiros socorros e na chamada “manobra de desengasgo” para todos os profissionais que atuam em escolas públicas e privadas.

Alessandra Begalli Zamora e Andrea Zamora Bettiati, mãe e tia-madrinha mãe do menino Lucas Begalli (10 anos) – que faleceu em setembro do ano passado após se engasgar durante um passeio da escola – iniciaram em novembro um projeto para que seja criada uma lei federal que obrigue os profissionais das escolas a se capacitarem para oferecer os primeiros socorros.

Por se tratar de um projeto de lei com iniciativa pertinente ao Executivo, a Câmara de Vinhedo colocou na pauta desta primeira sessão ordinária a Moção de Apelo 17/2018. No documento, de autoria da vereadora Flávia Bitar e subscrito por todos os parlamentares, o vereadores solicitam ao Executivo o envio de projeto lei para instituição da “Lei Lucas”.

“O objetivo é salvar vidas. Sabemos que o Lucas não vai voltar, mas podemos evitar que nossa história se repita com outras crianças”, explica Alessandra Begalli Zamora, mãe do menino Lucas.

“Do luto à luta, aprovamos esse projeto pois é de extrema importância ver implementadas as ações em todas as escolas da rede pública municipal e todas as particulares na cidade. E também sugiro que se estenda essa Lei em todos os órgãos da Prefeitura, que esses cursos e treinamentos possam também ser dados a servidores municipais para que possamos ampliar o conhecimento e poder, quem sabe, salvar vidas”, afirma a vice-presidente da Câmara, vereadora Ana Genezini.

“Apoiaremos sim esta proposta, ações de primeiros socorros podem salvar vidas e, um profissional com os conhecimentos de primeiros socorros no ambiente da escola pode ser determinante na hora de um acidente”, afirmou o vereador e segundo-secretário da Câmara, Carlos Florentino.

O vereador Márcio Melle expressou seu apoio à iniciativa: “votarei favorável à Moção de Apelo e vamos lutar para que a Lei Lucas seja incluída não só no município de Vinhedo, mas em todo país”.

A vereadora Flávia Bitar explicou que o projeto em por objetivo permitir que situações de primeiros socorros ou simples acidentes sejam solucionados ou amenizados por quem esteja próximo até que um profissional da Saúde chegue ao local. “Dessa forma, muitas vidas podem ser salvas”.

“Votaremos favorável à Moção de Apelo e esperamos que o Executivo reconheça a importância do treinamento em primeiros socorros nas escolas, pois se trata de uma ação simples que pode salvar a vida das nossas crianças”, explica o presidente Nil Ramos.

 

O caso Lucas Begalli

Lucas estudava em Campinas e, em 29 de setembro deste ano, foi para Cordeirópolis em um passeio programado pelo colégio. Durante uma refeição, Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente. O menino chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e levado para hospital, mas morreu dois dias depois. Segundo a família, foi instaurado inquérito para apurar o caso.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Alunos do programa Karatê para Todos, Projeto de autoria de Márcio Melle, se classificam para o Campeonato Brasileiroleia mais

Edson PC protocola defesa a pedido de análise de conduta feito pelo CRM/SPleia mais

Sandro Rebecca reforça pedidos de Manifesto dos Comerciantesleia mais

Rodrigo Paixão aponta áreas de risco do município e cobra soluçõesleia mais

Secretário de Educação confirma prorrogação do contrato de professores ao presidente Nil Ramos a Comissão de Educação da Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia