Site da Câmara disponibiliza recurso de acessibilidade em libras – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Site da Câmara disponibiliza recurso de acessibilidade em libras

De acordo com OMS e do IBGE, 70% dos deficientes auditivos do Brasil não são alfabetizados, e dependem exclusivamente da linguagem de sinais para se comunicar

 

Nessa quinta-feira, 01, a página oficial da Câmara de Vinhedo disponibilizou um novo recurso de acessibilidade, um programa de interpretação em libras, a linguagem de sinais, pelo qual os usuários podem traduzir o conteúdo do site com um simples clique.

A instalação do programa atende a apenas uma das etapas do projeto de acessibilidade da Câmara, que prevê ainda, entre outras coisas, a disponibilização de intérpretes de libras durante a transmissão das sessões.

A implantação do intérprete no site atende à Lei nº 13.146 de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão, a qual torna obrigatória a acessibilidade total em páginas oficiais de órgãos de governo:

Art. 63.  É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Além do mais, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do censo do IBGE de 2010, 70% dos deficientes auditivos não são alfabetizados, tendo a linguagem de sinais como única forma de comunicação.

O Brasil tem uma população de aproximadamente 9,7 milhões de deficientes auditivos, e a população mundial ultrapassa 360 milhões.

Como utilizar

O ícone de acesso ao aplicativo fica disponível no canto direito do site, de cor azul, e basta clicar sobre a imagem de “duas mãos” para carregar o programa. Com o aplicativo aberto, clique sobre o texto que pretende traduzir e o intérprete, chamado Hugo, traduzirá em Libras.

Para voltar a navegar pelo site e acessar os links, é preciso fechar o aplicativo, clicando novamente sobre o ícone.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Primeira reunião da Comissão Processante é tema em discurso do vereador Carlos Florentinoleia mais

Sandro Rebecca apresenta proposta de redução de custo à Prefeituraleia mais

Carlos Florentino volta a solicitar investimentos para a Guarda Municipal de Vinhedoleia mais

Rodrigo Paixão comenta sobre Comissão Processante e lembra outros processos vigentes ligados à Prefeituraleia mais

Cenário político nacional é tema de Marcos Ferrazleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia